De acordo com a Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT), a fisioterapia é o serviço prestado por fisioterapeutas a indivíduos e populações de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo de movimento e capacidade funcional ao longo da vida. Neste sentido, a fisioterapia pode ser utilizada por diversos motivos, de forma a resolver ou prevenir algum problema futuro. Alguns dos exemplos em que a mesma pode ser utilizada deparam-se com reabilitação devido a lesões físicas, dor, pós cirurgias, lesões desportivas, envelhecimento, problemas neurológicos, entre outros.
Através desta prática que apresenta diversos benefícios para a saúde é possível minimizar ou extinguir alguns dos problemas de saúde mencionados acima.
Veja agora os 5 principais benefícios da fisioterapia para a saúde:
- Melhoria da postura
A fisioterapia é fundamental para a melhoria da postura em qualquer idade, através dela é possível aliviar as dores na coluna, a correção do desvio da coluna e melhoria a nível respiratório. Desta forma, também pode evitar o surgimento de outros problemas de saúde como por exemplo as hérnias discais e problemas no nervo ciático.
- Melhoria da condição respiratória
A fisioterapia cardiorrespiratória atua de forma a melhorar a qualidade de vida, condição física e assim melhorar a tolerância ao exercício físico, prevenir problemas respiratórios, melhorar e reduzir os sintomas de fadiga, tosse e dispneia. Também melhora a eficiência da ventilação e do trabalho respiratório.
- Tratamento de lesões e pós-operatório
A fisioterapia é fundamental para que sejam alcançados os resultados esperados após uma cirurgia ou após uma lesão, pois sem ela, é possível que a recuperação seja muito mais difícil ou que não seja possível na sua totalidade. A mesma permite através de diversos exercícios restaurar a força muscular, alongar os tecidos, minimizar as dores e o tempo de recuperação.
- Diminuição de dores
A fisioterapia pode ser uma ajuda no alívio de dores, sendo elas de diversos tipos como a dor crónica. A mesma é aconselhada em situações de artrite reumatoide, osteoporose, dor lombar e cervical, fibromialgia, entre outras.
- Combate das insónias
Por mais estranho que pareça, a qualidade do sono está relacionada com alguns problemas que podem ser resolvidos ou amenizados com fisioterapia. Entre uma das causas das insónias pode estar a má simetria corporal. A realização de exercícios na fisioterapia podem melhorar a qualidade do sono.
Ainda tem dúvidas do quão importante é a realização de fisioterapia e os benefícios que pode trazer para a sua saúde?
Invista na sua formação profissional! Contacte-nos.