O que é um designer gráfico?
O profissional de design gráfico é responsável por transmitir uma ideia, uma opinião ou um pensamento através de imagens, com o objetivo de expressar uma mensagem para quem as vê. O trabalho do designer gráfico também envolve o uso de várias ferramentas digitais para realizar as suas funções.
Ser um designer gráfico não se resume apenas a saber trabalhar com ferramentas digitais. A originalidade e a criatividade devem fazer parte da essência do profissional, assim como a capacidade de trabalho em equipa. Isto ocorre porque as suas funções estão interligadas a outros departamentos, como comunicação e marketing, que devem colaborar para alcançar um objetivo seguindo uma estratégia previamente determinada.
Quais são as funções que poderá desempenhar enquanto designer gráfico?
Se tem interesse em seguir uma carreira como designer gráfico, encontrará uma variedade de funções nesta área. Como designer gráfico, terá a oportunidade de dar vida a designs digitais para produtos, criar designs de websites, desenvolver logótipos para marcas/empresas, criar layouts atrativos para sites e muito mais. Estas são apenas algumas das funções relacionadas com a representação gráfica que poderá desempenhar.
Importância do design gráfico para a comunicação e transmissão de mensagens?
Atualmente vivemos no século das imagens, as quais constituem uma parte fundamental na comunicação visual. As imagens permitem captar a atenção das pessoas para uma marca ou produto, garantindo que sejam vistos por um maior número de pessoas. Um bom design chama a atenção para uma publicação ou artigo, levando o espectador a consumir tal conteúdo.
De forma a projetar ideias através de representações gráficas, o designer deve, por meio do seu trabalho, comunicar a ideia ou conceito que quer passar para o exterior de forma distinta, mas coerente, para que consiga equilibrar a informação escrita com o visual.
Importância de ter um bom design gráfico para as empresas
O design gráfico pode ajudar a melhorar a imagem de uma empresa ou a construir a sua identidade, uma vez que a parte gráfica, como o logotipo, a estética do site, das redes sociais, entre outros, deve destacar-se da concorrência e permitir que sejam feitas associações entre a imagem que uma marca ou empresa apresenta e a mesma.
Ter um design forte influencia a perceção que os clientes possam ter da empresa, sendo fundamental contar com profissionais formados na área que proporcionem a realização de um bom trabalho em termos de imagem e que esteja alinhado com as expectativas da empresa, como os valores, conceitos e a forma como a marca pretende atingir o mercado, entre outros.
A aposta no design das plataformas também contribui para atribuir à empresa uma valorização acrescida, uma vez que terá um impacto no público.
Dados estatísticos que comprovam a importância de um designer gráfico nas empresas:
Segundo o site destinado ao comércio eletrónico de serviços de design gráfico WeDoLogos:
- 89% das empresas indicam que as estratégias relacionadas com design tiveram potencial para aumentar as vendas.
- 63% das empresas dizem ter tido um aumento dos lucros após a aposta no design das suas plataformas.
- 47% dizem que a aposta no design gráfico aumenta a competitividade.
Como foi referido ao longo deste artigo, o papel de um designer gráfico tem vindo a aumentar a sua relevância no mercado e a sua progressão não está estagnada, é importante percebermos o contributo deste profissional para as empresas e de que forma pode o mesmo agregar valor às empresas.
Se pretende dar asas à sua criatividade e transformá-la numa carreira, conheça o nosso curso de Design Gráfico e Tratamento de Imagens e faça do design o seu futuro!
Invista na sua formação profissional! Contacte-nos.