Segundo a Associação Nacional de Apoio à Criança Especial (ANACE), “uma criança feliz será um adulto capaz de construir um futuro melhor”, nesse sentido todos temos a função de ajudar a proporcionar uma vida com o máximo conforto possível a crianças com necessidades especiais, bem como ajudar à inclusão social e escolar de crianças e jovens. Para isso existem atividades para crianças com necessidades especiais que se podem realizar contribuindo para o desenvolvimento motor e cognitivo das mesmas.
Desta forma, através de atividades com de crianças com necessidades especiais é possível que as mesmas melhorem o seu comportamento, coordenação motora, os resultados escolares, a autoestima entre outros.
Veja agora 5 das atividades para crianças com necessidades especiais:
- Identificação de objetos
Esta atividade pode ser aplicada a crianças com diversos tipos de problemas como por exemplo, visuais, auditivos, ou cognitivos, apenas é necessário adaptar consoante a necessidade de cada criança.
No caso de existência de problemas a nível auditivo, pode ser feita através da elaboração de uma ficha onde estejam presentes vários objetos, o objetivo desta atividade é que a criança tente distingui-los. No caso de problemas a nível visual a identificação do objeto é realizada através de sons, para que a mesma o possa identificar através do sentido da audição.
- Yoga para crianças com necessidades especiais
O yoga é uma prática que melhora a concentração, promove o controlo da respiração, o aumento da consciência corporal e a capacidade de ser paciente durante a sua realização, o que melhora a concentração em crianças com problemas cognitivos e motores, bem como o relaxamento, adaptando sempre o exercício ao tipo de condição de que a criança é possuidora.
- Natação
A prática de natação trás bastantes benefícios tanto para crianças com necessidades motoras como intelectuais, um dos exemplos em que esta prática tem bastante sucesso depara-se com crianças que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No caso de problemas motores a movimentação debaixo de água permite o relaxamento dos músculos e promove o melhoramento do equilíbrio, melhoria da postura e da coordenação.
Já no caso de problemas intelectuais como o autismo, o contacto com a água estimula a criança e melhora a autoconfiança e a afetividade.
- Atividades de memorização
As atividades de memorização e associação de letras a palavras ou imagens, contribui para o desenvolvimento cognitivo de crianças com necessidades especiais, visto que através de atividades como estas as mesmas podem desenvolver as suas competências de leitura e escrita.
- Jogos sobre reciclagem
A criação de brinquedos e outros jogos com produtos reciclados não só promove a criatividade das crianças como permite que se insiram em temas tão importantes da sociedade como a proteção do meio ambiente. Este tipo de atividades realizadas em grupo permitem a criação de vínculos com outras crianças e o trabalho em equipa, desta forma, é possível trabalhar a paciência na realização deste tipo de tarefas, bem como a concentração, entre outras habilidades.
Ainda tem dúvidas do quão é importante realizar atividades didáticas com crianças com necessidades especiais?
Invista na sua formação profissional! Contacte-nos.