Ter um Assistente de contabilidade numa empresa é indispensável. Existem normas previstas no sistema de contabilidade pela CNC – Comissão de Normalização Contabilística – que devem ser obrigatoriamente cumpridas pela lei.
Um Técnico de Contabilidade desempenha diversas tarefas, desde permitir que a empresa aja de acordo com a lei até ao desempenho de planeamentos estratégicos.
Porque é que um Assistente de Contabilidade deverá ser uma prioridade na sua empresa?
Controlo financeiro
O Técnico de Contabilidade tem como função organizar financeiramente uma empresa. É importante ter alguém que sistematize todas as despesas e todas as receitas e que perceba onde estão os maiores gasto, por exemplo.
Muitas empresas, sem a presença deste profissional, podem acabar por comprometer a sua saúde financeira.
Cumprir obrigações fiscais
Mais que ninguém, o Técnico de Contabilidade irá permitir que a empresa cumpra com as obrigações fiscais.
As empresas estão sujeitas a uma série de impostos e taxas: Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC); Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e Taxas Aduaneiras. Poderá estar sujeitas a mais impostos em que o técnico pode auxiliar em saber quais deve cumprir.
Além de garantir se as declarações fiscais estão emitidas corretamente.
Detectar riscos financeiros
O Assistente de Contabilidade irá ajudá-lo a detetar as áreas de risco que a sua empresa está exposta e irá minimizar os riscos existentes através da definição de estratégias.
Existem diversos riscos financeiros que pode estar a cometer sem perceber como a má gestão fiscal, falta de transparência nas contas, desvalorização de despesas, entre outros problemas que com este profissional de contabilidade pode evitar.
Planeamento estratégico
Um Técnico de Contabilidade será um grande auxílio no desenvolvimento de estratégias para diminuir a carga fiscal da empresa, a elaborar planos financeiros de curto e longo prazo, definir metas e estratégias ao seu alcance, analisar orçamentos, objetivos financeiros e estratégias de crescimento.
Além da tarefa de avaliar o desempenho da empresa através da análise dos KPI em relação ao mercado e aos respectivos concorrentes.
Todas estas funções funcionam de forma a alcançar um maior sucesso na sua empresa.
É importante não subestimar o papel de um Assistente de Contabilidade pois a gestão financeira garante a estabilidade de uma empresa. Não falhar nas obrigações fiscais e ter um bom planeamento estratégico pode levar ao sucesso que pretende chegar!
Invista na sua formação profissional! Contacte-nos.