O Excel tornou-se numa das ferramentas digitais mais utilizadas nas empresas por ser um software barato, de fácil acesso, por facilitar a empresa na realização de funções e tarefas do dia-a-dia e ainda por ser conhecido mundialmente.
Esta ferramenta de cálculo é transversal a todas as áreas complementares de uma empresa e, por isso, é indispensável ter conhecimento sobre a mesma.
O que é o excel?
A ferramenta de cálculo da Microsoft é um editor que contém planilhas, dividido em células, linhas e colunas. Permite controlar e organizar informações através de fórmulas, funções e gráficos. O Excel tem modos de trabalho online e offline e planos diferentes para indivíduos e fins corporativos.
Qual a importância desta ferramenta no mundo do trabalho?
Por ser uma ferramenta utilizada mundialmente, como foi dito anteriormente, saber utilizar o excel tornou-se numa habilidade imprescindível no mundo corporativo. O Excel permite aos profissionais automatizarem grande parte do seu trabalho, salvando tempo e aumentando a produtividade. Portanto, é vantajoso obter conhecimentos para se sobressair profissionalmente.
Mas em que sector o excel é mais importante?
Quando ouvimos falar em “ferramenta de cálculo” é inevitável não pensar num setor que trabalhe com números, como o setor das finanças ou dos recursos humanos. Mas engane-se se pensa que apenas estas áreas trabalham com Excel.
Na verdade, esta ferramenta foi inicialmente criada para servir empresas. Por ser tão versátil e ter a capacidade de se ajustar a qualquer requerimento, o Excel é usado em todas as áreas de uma empresa. Confira as áreas:
Área Financeira
Sem dúvida alguma que esta ferramenta da Microsoft é mais utilizada por quem trabalha na área financeira. Saber utilizar o Excel é já um “dever” dos profissionais da área financeira pois, podem ser calculadas vendas, orçamentos, previsões, planos e até tomadas decisões importantes consoante os resultados indicados na ferramenta.
Área dos Recursos Humanos
Já imaginou o que é gerir dados pessoais de grandes empresas? Já imaginou como isso seria quase impossível de se fazer se não fosse o Excel? O Excel permite o armazenamento de um banco de dados de todos os funcionários de uma empresa como: os seus horários, dados fiscais, salários e burocracias pessoais de cada um. Estas planilhas facilitam a visão geral do profissional, ajudando na tomada de decisões de custos e planejamentos.
Área do Marketing
Numa área onde tem de se comunicar com tantos clientes, o Excel é a ferramenta ideal na realização de uma lista com todos estes elementos onde irá permitir uma visão geral do consumo e vendas, ajudando também no planeamento de ações presentes e futuras. Muitas das métricas do marketing digital são calculadas a partir desta ferramenta, dando uma visão aos profissionais do que está a correr bem e o que pode ainda melhorar.
Área da Logística
Controlar tarefas, stocks, mercadorias e ainda clientes pode ser um trabalho duro para um profissional que não é organizado. O Excel veio facilitar a vida desses profissionais ajudando no controlo e organização de toda esta informação.
Como pode ver esta ferramenta pode ser adaptada a qualquer área de uma empresa. No início pode parecer difícil entender como funciona, por estarem ao seu dispor tantas fórmulas, mas quando começa a praticar apercebe-se que é tudo muito intuitivo.
Portanto, se está prestes a entrar no mercado de trabalho, comece por apostar na sua formação e desenvolva as suas competências no Excel.
Ficou com interesse em enaltecer o seu conhecimento no Excel? No Instituto Português de Línguas e Novas Tecnologias temos a formação ideal para si! Temos à sua disposição um curso de excel avançado que lhe irá pôr a par de todas as funções que a ferramenta lhe fornecer.
Invista em ferramentas que o valorizem no mercado de trabalho! Entre em contacto connosco.