Nos dias de hoje, apostar na formação profissional é um fator imprescindível para combater situações de desemprego e de procura de oportunidades de carreira. Trata-se cada vez mais de um investimento com elevado retorno e que contribui para alavancar percursos profissionais ou até mesmo aumentar o nível de produtividade e de rentabilidade nas empresas.
Conheça os 5 fatores principais que reforçam a importância da formação profissional:
- Inserção profissional – Em situações de desemprego ou de procura de oportunidades melhores, a existência de formação qualifica o profissional, melhorando as possibilidades de este integrar o mercado de trabalho.
- Aumento da produtividade – Proporciona um aumento de conhecimentos e competências do capital humano, que por sua vez colmata os baixos níveis de rentabilidade.
- Validação de conhecimentos – Pode funcionar como uma forma de certificar e garantir as aptidões dos profissionais.
- Atualização de conhecimentos – Permite atualizar os profissionais acerca das tendências mais recentes da sua área, assim como adaptar à nova realidade os conhecimentos anteriormente adquiridos.
- Diferenciação – O percurso de cada profissional faz dele único! Assim, a formação profissional em que cada um aposta diferencia e valoriza-o junto da entidade empregadora.