A educação inclusiva representa uma “ação política, cultural, social e pedagógica, em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação”, segundo a Política Nacional de Educação Especial.
Deste modo, a escola necessita de reconhecer os próprios desafios e encontrar estratégias pedagógicas para evitar práticas discriminatórias e proporcionar um sistema educacional inclusivo.
O objetivo é garantir que as crianças com necessidades especiais tenham as mesmas condições de socialização, aprendizagem e desenvolvimento de habilidades cognitivas no ambiente escolar. Desta forma, existem diversas estratégias que um especialista em Necessidades Especiais Educativas pode aplicar.
Quais as estratégias pedagógicas que podem ajudar na inclusão escolar?
- Conhecer as necessidades de cada aluno
A primeira estratégia passa por conhecer as necessidades de cada aluno. Tal como mencionado anteriormente, o acompanhamento da criança é essencial para definir e proporcionar um trabalho especializado no ambiente escolar. Cada aluno com necessidades especiais tem diferentes particularidades e exigências, que devem ser conhecidas e tidas em consideração para que o trabalho desenvolvido ao longo deste percurso escolar seja bem-sucedido.
- Envolver a família na inclusão escolar
A família tem um papel fundamental neste processo de inclusão, deve contribuir com o diálogo para relacionar experiências e partilhar com a escola informações relativamente ao aluno. A ligação entre ambas as partes deve ser trabalhada porque em conjunto, a oportunidade de desenvolvimento e aprendizagem da criança é maior.
- Promover a inclusão escolar
A comunicação é a melhor forma de evitar impactos negativos no processo da inclusão. É natural que algumas crianças possam ter dificuldades em lidar com outras crianças portadoras de deficiência, por não estarem habituadas a esse tipo de socialização. Desse modo, as campanhas de inclusão são fundamentais para erradicar o preconceito.
A melhor forma de ligar as duas realidades é proporcionar um ambiente saudável na escola, para desenvolver a relação entre as crianças e tornar os alunos com necessidades especiais mais receptivos às novas amizades. Assim, têm a oportunidade de interagir com crianças com idades similares, de modo espontâneo e ter a oportunidade de aprender novas competências sociais e comunicativas.
A receção é outro aspeto fundamental e que deve ser cuidado, visto que a criança pode sentir-se desconfortável nesta fase de integração escolar.
- Realizar avaliações individuais
Cada aluno com necessidades especiais tem um ritmo de aprendizagem muito particular, e por isso, é necessário adaptar os instrumentos de avaliação às necessidades dessa criança, com o objetivo de encontrar a melhor forma de desenvolver as suas capacidades.
Para que a avaliação seja inclusiva e apresente bons resultados, deve-se ter em consideração aspetos como:
- Criar um estilo de avaliação que respeite o ritmo individual de cada aluno;
- Avaliar pontos positivos e negativos de forma não classificatória, mas sim construtiva;
- Atribuir um tempo de avaliação distinto para cada caso;
- Aceitar a diversidade de fatores no processo de construção do desenvolvimento desses alunos;
- Associar os instrumentos e recursos de avaliação que mais se relacionem às necessidades de cada aluno.
- Investir em tecnologia
Os materiais escolares são um recurso e apoio fundamental para a inclusão escolar. Na atualidade, alguns instrumentos interativos podem contribuir para as estratégias pedagógicas. Quanto maior for o número de recursos e a familiaridade dos alunos com essas ferramentas, melhores serão os resultados de aprendizagem.
Uma das principais dificuldades de alunos portadores de deficiência, é trabalhar com materiais que exigem algum esforço físico. Deste modo, um dos principais objetivos da tecnologia é quebrar esta barreira na aprendizagem das crianças. Uma das vantagens deste método de ensino, é poder personalizar os diversos conteúdos que cada aluno tem ao seu dispor.
Adotar estratégias pedagógicas para crianças com necessidades especiais no ambiente escolar é, portanto, essencial para garantir que a integração seja bem-sucedida e que as oportunidades de aprendizagem também sejam proporcionadas.
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